Os pecadores estão mais perto de Deus do que os justos


Alguns daqueles que pregam o evangelho muitas vezes têm medo do risco de adaptar a justiça de Deus de acordo com sua própria justiça. Tenho medo de que até hoje, talvez até mais do que os nossos pares nos outros tempos, repetimos o cenário de dois mil anos atrás, restabelecendo as hierarquias dos valores de acordo com a justiça humana: honramos os justos e culpamos os pecadores, os ricos e nós engolimos com sua presença, lhes damos chances de salvação, e os pobres nós os compadecemos e, às vezes, nós os desprezamos, enchendo-os de conversas pesadas cada vez que os vemos e fazendo-os não voltarem pela segunda vez somos amigos dos fariseus, dos bons, dos governantes dos tempos e mantemos os cobradores de impostos e os infratores, buscamos a companhia dos escribas e evitamos a associação com pessoas comuns, sem instrução,

Cristo não fez, mas pelo contrário. Ele mostrou através das três parábolas (a parábola da ovelha perdida, a parábola dos dramas perdidos e a parábola do filho pródigo) que encontramos no Evangelista Lucas no capítulo 15, que os pecadores estão mais perto de Deus do que os justos. Eles sempre sentem o sabor doce do perdão. A moralidade que divide os homens no bem e no mal, para o justo e o pecador, não é a moral das Escrituras de Deus, nem da Igreja, mas é o produto da incompreensível interferência humana na palavra do meio da Escritura. Aqueles que produziram essa moral não eram pecadores, mas os justos. Eles produziram essa moral para mostrar seu status de justiça, em contraste com o estado dos pecadores.

Ninguém pode estar certo diante de Deus, mas muitos são críveis justos, justificando-se diante de sua própria consciência ou consciência social. Esses justos, que não se esquecem de falar diariamente em suas mentes e corações como justos, não apreciarão o retorno dos pecadores, como o grande filho da parábola do filho pródigo. Mas o evangelho fala aos pecadores, não aos justos. Também no Pateric encontramos a idéia de que o santo que sabe que ele é santo, ele não é santo, ele é um perdido, enganado. Assim, também o direito que se sabe ou acredita ser correto não é justo diante de Deus.

A humanidade espera que Deus faça justiça, e Deus não vem com justiça, mas com piedade e amor. Onde há misericórdia e amor, não há justiça. Teremos ótimas surpresas, para alguns talvez desagradáveis, quando nos encontrarmos nos rostos do Céu para que possamos não ter apreciado o suficiente na Terra nesta curta vida. E com nossa justiça somos tentados com corações, veremos que os outros eram o critério de Deus. A solução com a qual vem o evangelho do Salvador Jesus Cristo e a Igreja por dois mil anos e até o fim dos tempos é a misericórdia, a bondade, a bondade, a paz e não apenas a justiça. O homem, no entanto, do egoísmo quer sempre ser justificado, mesmo em seu relacionamento com Deus.

A grande chance de que Deus dê um segundo minuto, cada minuto, dia a dia, aos que caem, que pecam, que estão vagando, esquecendo a Deus por toda a vida, é que, nos últimos momentos de sua vida, podem se recuperar por toda a eternidade o amor de Deus. Este é o grande paradoxo da cristandade, nunca é tarde demais, e a qualquer momento você retorna, você será contado como se não estivesse longe de Cristo por um momento, você pagará por aqueles que viveram juntos ele. Onde está a justiça aqui? Não está certo. Onde há amor e misericórdia, já não está certo. A justiça dos homens é relativa e egoísta em relação à justiça de Deus. Em face de Deus, a justiça humana é crucificada.

Os teólogos dizem que com base nos escritos dos Padres sob o critério do juízo final será o amor ao próximo, a atitude para com os outros, em que a imagem de Cristo. Não apenas a confissão de fé nos salvará, mas a vida de acordo com a fé justa. O que a sua fé irá usá-lo com a sua vida, se seu coração estivesse vazio? O que você cansou do seu corpo em vão, se você não teve misericórdia e amor pelos outros? Você endurece seu coração em oração se você não perdoou honestamente, mas apenas do topo de seus lábios aquele que o prejudicou. A misericórdia e o amor serão o critério do julgamento final, não o holocausto no altar do egoísmo. "Eu vou ter misericórdia e não sacrifício", diz o Senhor. O Novo Testamento do Novo Testamento, isto é amor, o mandamento do amor. Não há pecado que não possa ser perdoado por Deus. Uma coisa que tem que fazer: para vir a seus sentidos, como o filho pródigo, para perceber que partiu de Deus e voltar para casa. Retornar será recebido sem qualquer reprovação. As pessoas repreendem, Deus arranhou. Em Pateric, no livro dos anciãos que são compassivos para a santidade, diz-se que "Para você, desde a manhã até até, pode alcançar a medida da perfeição".

Que milagre é que Deus não condena nossa partida, mas sempre nos abençoa novamente! Se não fosse Deus, com Seu amor, nos condenássemos e ninguém jamais chegaria ao Céu ...

Padre Crisóstomo Filipescu



Comentários