O Cristo e o Buda: Como explicar as estranhas semelhanças?


O budismo e o cristianismo surgiram independentemente um do outro, separados como eram por quase 3.000 milhas e pelo menos 500 anos. Em termos de sistemas de crenças religiosas, eles estão ainda mais distantes. Muitos budistas, por exemplo, não acreditam em um ser supremo. O cristianismo é baseado em tal crença. O Buda teve o cuidado de rejeitar qualquer esforço para rotulá-lo de uma deidade. Cristo afirmou ser um com Deus. O Buda ensinou seus seguidores a encontrar o Caminho do meio entre pólos de opostos como o bem e o mal. Cristo encorajou seus discípulos a escolher o bem e a rejeitar o mal. 

Mas, apesar das diferenças, existe uma estranha semelhança em como uma mitologia subjacente moldou as histórias dos fundadores dessas duas religiões mundiais. Não podemos deixar de nos perguntar se os escritores moldaram sua história de origem para se adequarem a um padrão mitológico de algum tipo. Os textos principais de ambas as religiões foram escritos apenas após décadas e, em alguns casos, séculos, passaram desde a morte do fundador, deixando tempo suficiente para organizar a tradição oral em estruturas familiares e aceitáveis. De outra forma, podemos explicar uma semelhança tão estranha?

Ambos Deixados De Casa & Enfrentado o mal

Considere o seguinte:    

Tanto Siddhartha Gautama, que se tornaria o Buda, como Jesus de Nazaré, que se tornaria o Cristo, deixaram suas casas no auge de suas vidas, buscando verdades que existam além do alcance do interesse da maioria das pessoas. Ambos foram levados para um deserto onde, sozinhos, enfrentaram o diabo e suas três tentações tradicionais. 


Cena da grande saída do Buda da vida palaciana. Gandahara 1-2nd century. Museu Guimet. Fotografia pessoal 2005. Esta cena descreve o ser predestinado da "Grande Partida", ele aparece aqui cercado por um halo, e acompanhado por inúmeros guardas, mithuna casais amorosos e devata, venha homenagear. ( CC BY-SA 3.0 )

Siddhartha sentou-se debaixo da árvore de Bo onde Mara, um velho deus hindu e figura do demônio, o confrontou. 


Mara retratou no estilo birmanês, tentando tentar Buddha ( CC BY-SA 3.0 )
Jesus, no deserto, enfrentou Satanás, o anjo caído, anteriormente conhecido como Lúcifer.


Lúcifer retratada na Tentação de Cristo, de Ary Scheffer, 1854. (Domínio Público)

Acredita-se que ambos foram tentados pelos cravings da carne, do espírito e do orgulho mundano. Ambos emergiram dessa experiência com um novo ensino e imediatamente proclamaram seus insights.

Ambos  espalharam ensinamentos

A primeira ordem de negócios do Buda era entregar o famoso Discurso do Parque Deer. Aqui, apresentou o ensinamento que se tornaria o alicerce do budismo: as quatro nobres verdades.


O Buda ensinando as Quatro Nobres Verdades. Manuscrito em sânscrito. Nālandā, Bihar, Índia. ( Domínio público )

Jesus pregou o que veio a ser conhecido como o Sermão da Montanha , onde ele delineou, nas bem - aventuranças , um modelo para a vida cristã. Ambos os sermões detalhavam, de forma sistemática, como seguidores seguiam os preceitos dos fundadores.

Ambos foram traídos!

Ambos selecionaram um grupo de doze discípulos - um dos quais mais tarde se tornou um traidor. Embora o Buda tenha vivido na vida antiga, ambos os homens finalmente morreram nas mãos de outro homem, que cada um perdoou antes de sucumbir à morte.


Beijo de Judas (1304-06), afresco de Giotto, Capela Scrovegni, Pádua, Itália
( Domínio Público )

Mesmo as palavras finais do Buda são ecoadas pelas proclamações do cristianismo. 

O Buda disse: "Sede lâmpadas para vós mesmos". Jesus disse quase o mesmo: 

"Você é a luz do mundo". 

O Buda declarou que toda a matéria neste mundo era transitória. Jesus disse: "O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão". 

As últimas palavras do Buda são ditas: "Elabore sua própria salvação com diligência". O apóstolo Paulo, falando por Jesus, disse: "Faça a sua própria salvação com medo e tremor".

Ambos os fundadores tinham sacerdócios e posturas simbólicas

As tradições que seguiram os dois homens são igualmente interessantes. Ambos desenvolveram um sistema de sacerdócio, com regras e regulamentos para homens que ascenderam a cargos de liderança.

O budismo logo se dividiu em duas facções diferentes. A mais antiga, Theravada, venerou o Buda vivo com estátuas tradicionalmente lançadas em uma das três posições diferentes. O bem conhecido lótus, ou posição sentada, representa o fundador em sua iluminação, a posição de meditação. A posição de pé representa Buda o professor. A posição de reclinação retrata Buda entrando no Nirvana.


Estátua de Buda na bem conhecida posição de lótus. (Domínio público)

Esta tradição é paralela à da Igreja Católica tradicional, que traça sua ascendência de volta ao fundador, Jesus. Ele também é retratado em três posturas tradicionais: 

Às vezes ele está orando, sozinho no deserto ou nas montanhas. Às vezes, as renderizações artísticas retratam o ensino das multidões. Outras interpretações mostram que ele ascende ao céu. 

Tanto a Theravada como a Igreja Católica colocam uma grande ênfase artística nas vidas espirituais privadas de seu fundador, ensinamento público e eventual jornada no Nirvana ou no Céu.

Ambos quebraram sistemas de crenças

Mas, assim como os reformadores protestantes se separaram da igreja católica, formando denominações que se diferenciavam em matéria de tradição e teologia, o Budismo Mahayana interrompeu-se de Theravada e formou novas ramificações, entre elas Budismo Tântrico, Zen, Terra Pura e Nichiren. Embora estes não sejam chamados de "denominações", eles formaram da mesma forma que muitas denominações protestantes fizeram. Alguém tinha uma nova visão, uma nova maneira de viver a tradição, e outros seguiram.


Restauração da dinastia T'ang Imagem nestoriana de Jesus como Cristo encontrado na Caverna 17 nas cavernas de Mo-kao, Tunhwang. O trabalho original remonta ao século IX. ( Domínio público )

Mais parecido com o diferente

Até hoje, tanto o budismo como o cristianismo têm uma multiplicidade de seguidores, cada um vivendo os inquilinos de seus fundadores com grande zelo, enquanto muitas vezes declaram sua interpretação particular, senão a única maneira, certamente a melhor e mais autêntica tradição. Mas, tendo em conta as semelhanças das histórias de origem das duas religiões mundiais, quase se deve saber se uma mitologia oculta está escondida no fundo - uma mitologia central que moldou o budismo e o cristianismo nas grandes forças que são hoje.
   
Jim Willis é autor de nove livros sobre religião e espiritualidade, tem sido um ministro ordenado por mais de quarenta anos enquanto trabalha a tempo parcial como carpinteiro, o anfitrião de seu próprio programa de rádio, um diretor de conselho de artes e professor de faculdade adjunto Nos campos de Religiões do Mundo e Música Instrumental. Ele é autor de The Religion Book: Places, Prophets, Saints e Seers.

Imagem superior: Rembrandt - Cristo com mãos dobradas ( Domínio público ) e Nivedita, Irmã - Partida de Siddhartha ( Domínio Público ); Deriv.

Por Jim Willis

Fonte: http://www.ancient-origins.net/

Comentários