O Debate Deus


Em 20 de maio Eu participei de um debate de quatro pessoas sobre a existência de Deus na Universidade de Western Washington. Do lado "sim" eram Mike Raschko e Mark Markuly da Faculdade de Teologia e Ministério da Universidade de Seattle. No "não" eram Bob Seidensticker e eu. Aqui estão as minhas observações:

Deus existe? Antes de podermos sequer considerar a questão, temos de perguntar, o que Deus? Deus pode ser definida de tal maneira a tornar esta questão sem resposta, e na prática, mesmo em teoria. Algumas versões de Deus não pode ser provada ou refutada quer, e nesse espaço tudo o que qualquer um de nós pode fazer é fazer os nossos próprios melhores suposições com base no que parece provável ou provável. Por outro lado, mesmo quando não sabemos exatamente o que é real, algumas possibilidades pode ser descartada.

O Deus da Bíblia

Como um psicólogo, fui treinado para não ter dúvidas no valor de cara, mas para perguntar, o que estamos realmente tentando chegar aqui? Acho que o que interessa a maioria das pessoas no Ocidente não é se o universo foi formado por alguns motor primário desconhecido ou é mantido unido por um fundamento transcendente de todo ser, mas como devemos pensar sobre o Deus da Bíblia.

Os crentes muitas vezes defendem a possibilidade de um criador abstrato que forma as constantes do universo, quando o que eles realmente querem é para esculpir possibilidade espaço para algo muito mais pessoal e tradicional, como um Deus que nos ama incondicionalmente, mas exigiu a morte de Jesus para nos salvar dos nossos pecados.

O Deus da Bíblia é um tipo específico de divindade: todo-poderoso, onisciente e todo-o bem. Ele intervém nos assuntos humanos em resposta a oração e para uma série de outras razões. As pessoas que acreditam nesse Deus reivindicar conhecimento histórico específico sobre como ele interveio no passado, com base principalmente na Bíblia. E eles afirmam promessas específicas dele. E nós temos maneiras de avaliar muitas dessas alegações.

Em minha opinião, a probabilidade de que o Deus da Bíblia existe depende da resposta a quatro perguntas:

Não reclamações sobre esse Deus passar os testes de não contradizer um ao outro e não contradizendo evidência externa?

É Deus da Bíblia a melhor e mais provável explicação para o design e função da natureza?
É Deus da Bíblia a melhor e mais provável explicação para o registro bíblico e história cristã?
É Deus da Bíblia a melhor e mais provável explicação para a busca longa e duradoura da humanidade por Deus ou a nossa profunda experiência da Sua presença em nossas vidas?
Eu acho que a resposta para todos os quatro destas perguntas é não:

Não, porque muitas das reivindicações feitas sobre Deus na Bíblia contradiz qualquer evidência cada outro ou externo.
Não, porque temos melhores explicações para os fenômenos naturais.
Não, porque nós podemos explicar o registro bíblico, sem recorrer a Deus.
E não porque nós podemos fazer o mesmo para nossa própria experiência de Deus.
Todas essas respostas "não" fazer a existência do Deus cristão altamente improvável.

No interesse de uma vez, eu vou tocar em apenas a primeira pergunta. E então eu vou pular em frente e tocar na quarta questão, que é sobre a psicologia da religião, uma vez que é o que mais me interessa.

O Problema do Sofrimento

O único argumento lógico melhor contra um um todo-poderoso, perfeitamente bom e amoroso, Deus intervencionista é que vai todo o caminho de volta para o filósofo grego Epicuro:

Se Deus está disposto a impedir o mal, mas não pode, então ele não é todo-poderoso. Se ele é capaz de impedir o mal, mas não dispostos, então ele é mal, ele mesmo. Se Ele é capaz e disposto, então por que há ainda atrocidade no mundo? Se ele não quer nem capaz, então por que chamá-lo de Deus?

Filósofos e teólogos foram delineando contra-argumentos contra Epicuro para mais de dois mil anos, mas muitos destes argumentos causar mais problemas para os teístas do que resolvem. Lógica e factualmente, o problema do sofrimento é um desafio fatal para certas idéias de Deus:

21.000 crianças morreram hoje de fome e doença. A maioria deles eram crianças e bebês que tiveram pouca coisa em suas vidas curtas. Cada um deles morreu, incapaz de entender o que estava acontecendo, sabendo apenas dor e fome e talvez algum vago sentimento de ter sido traído por uma mãe que, por alguma razão incompreensível não iria fazer isso ir embora.

Agora alguém tentando defender a Bíblia, Deus pode dizer que esse sofrimento é por causa do pecado humano. A culpa é nossa. (Pelo menos, eu usei para tentar desculpar meu amor, Deus todo poderoso desta forma.)

Mas considere isto: Em algum lugar nas montanhas da cascata, esta noite um urso negro rasgou a perna de um cervo. E o cervo está deitado no chão com medo e dor intensa como o urso corrói seu corpo. Como a criança com fome, ela é incapaz de compreender o que está acontecendo, e permanecerá nesse estado até que ela morre.

E em Sinclair Island, ao largo da costa de Washington, uma vespa parasita lançou seu larvas em uma ferida que ela fez em um pequeno rato cinzento, o único lugar que ela pode, por design. Aqueles larvas eclodem e crescer, comer o rato a partir do interior, eo rato vai se sentir mais e mais miserável até que estejam prontos para romper através de seu abdômen, tendo utilizado a sua vida para produzir os seus próprios. Eu sei disso porque minhas filhas uma vez colocar um rato grávidas-olhando em um pequeno ninho de capim em uma gaiola, e esperou para bebês, e, em seguida, assistir com horror como as larvas de vespa comeu seu caminho para fora.

Então, aqui é a pergunta que eu quero perguntar, que eu acho que fica esquecido demasiado frequentemente em debates sobre o Deus da Bíblia.

Por que é o nosso desejo de acreditar tão poderosa que nenhum número de crianças famintas, nenhuma quantidade de sofrimento entre outras criaturas sencientes pode desligá-lo? Por que tantos de outra forma amável, decente, pessoas compassivas colocar energia em defender o que de outra forma poderiam encontrar indefensável: a idéia de que todos esses horrores acontecer sob o olhar atento de um todo-poderoso, amando a Deus que intervém em nossas vidas, mas didn ' t intervir na deles?

A Questão Beneath the Question

Eu disse anteriormente que a questão Deus existe? É muitas vezes um proxy para um diferente. Aqui, penso eu, é o que realmente queremos saber:

Será que não existe um deus que é relevante para nossas vidas-cujo poder podemos tocar ou favor que podemos caril, a fim de viver mais feliz ou mais, para alcançar a paz e amor, e transcender as dificuldades da vida? Existe um poder superior que pode nos ajudar a ganhar a luta interna contra gratificações imediatas e egoísmo míope que colocam nosso bem-estar a longo prazo e de outras pessoas em risco?

A nossa busca para encontrar e conhecer a Deus é instrumental, que isso soa estranho para colocá-lo dessa forma. É um meio para um fim.

Não muito tempo atrás um meme fez o seu caminho em torno Facebook. Ele disse: "Se Deus não pode manter as crianças pequenas de serem abusadas em seus próprios locais de culto, o que ele é bom?"

O meme ilustra algo importante: Nós raramente perguntar em voz alta sobre Deus, Que bom é que ele, ou seja, não, ele é bom? (Como no dilema colocado por Epicuro), mas que serve ele? E, no entanto, que é realmente o que se encontra abaixo da dúvidas sobre a existência e natureza de Deus. Que bom é que ele a nós? Como podemos obter as coisas boas que querem dele? O que devemos crer ou confessar ou fazer para ganhar seu favor?

Nossos ancestrais gerado toda uma série de ideias sobre quem são os deuses e, em seguida regras sobre como os seres humanos podem se relacionar com eles de maneiras que nós conseguimos o que queremos: saúde, crianças, duradoura prosperidade, proteção contra nossos inimigos, abundantes colheitas, juntamente com mais desejos esotéricos como um sentimento de superioridade tribal e justiça e indivíduo talvez o mais importante a capacidade de retardar ou evitar a morte, ou pelo menos torná-lo permanente. Não

O que estamos realmente depois

Nem todo mundo quer a mesma coisa de Deus, quer aqui na terra ou na outra vida.

No mais simples, as pessoas que pregam e praticam Evangelho da Prosperidade como Joel Olsteen e seus seguidores ou Creflo Dollar, pode basicamente querem dinheiro.

Mas a maioria dos crentes em deuses querem algo mais complexo, mais parecido com o que um escritor antigo chamado o fruto da fé espírito-amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, temperança-e, claro, nem esperança. Culto pode desencadear uma forte experiência de transcendência ou a alegria ou admiração ou one-ness, um prazer profundo que é difícil até mesmo para verbalizar.

Da mesma forma, as imagens populares de vida após a morte pode ser muito grosseiramente material mansões e ruas de ouro, pedras preciosas e coroas, a eterna juventude e vestes brancas de sinalização não há necessidade de trabalhar. Quando as pessoas estão desesperadas e impotentes e pobres, os símbolos e as armadilhas da riqueza pode ser muito atraente. Mas, novamente, as pessoas podem ansiar por uma vida após a morte que é algo muito mais simples ou mais complexo, algo que inclui a submissão e abnegação, talvez uma variação eterna em que experiência de adoração incrível que é tão poderoso se sentir bem.

Independentemente das especificidades, quando nos comprometemos nossas vidas, nosso dinheiro, nossa energia a um deus, esperamos algo em troca. Sem a esperança de que a nossa devoção pode mudar nossas vidas e afterlives para o melhor ao vencer o favor de Deus, então a questão de saber se Deus existe simplesmente não é interessante para a maioria das pessoas.

Se soubéssemos com certeza que Deus era o deus de Thomas Jefferson uma força motriz que colocou o universo em movimento e desengatado, ou se soubéssemos com certeza que Deus era o deus do Albert Einstein, melhor entendido como um conjunto de complexidades matemáticas que são francamente incompreensível para-me de qualquer maneira. . . . Se soubéssemos que o plano predestinado de Deus ia jogar fora, não importa o que fizemos, então as pessoas simplesmente continuar com suas vidas: a tentar cuidar de seus filhos e se livrar de suas dores de cabeça e pagar suas contas e talvez ocasionalmente praticar aleatória atos de bondade e beleza sem sentido.

"Cultivar" Deus

O que as pessoas não faria é esta: Eles não iria gastar tempo tentando cultivar uma relação com Deus-se isso significa que a oração sem cessar ou igreja aos domingos ou oferecer os holocaustos. E eles não iria gastar tempo tentando conquistar adeptos, para obter outras pessoas para cultivar o mesmo tipo de relacionamento com Deus.

Você sabe, a palavra cultivar ea palavra culto, ou seja, a prática religiosa, têm a mesma raiz da palavra, do latim culto, que literalmente significa o cuidado ea alimentação dos deuses. Nós cultivar o solo para obter colheitas fora. Vendedores cultivar clientes. Organizações sem fins lucrativos cultivar doadores. A adoração é uma forma de cultivo. Nossos ancestrais costumavam cuidar dos deuses para que os deuses iria cuidar deles. Em nosso próprio 21 st maneira Century, nós fazemos o mesmo.

Como seres humanos, uma grande parte da nossa energia vai para tentar descobrir as relações de causa e efeito que governam nossas vidas e bem-estar. Para o efeito, precisamos de um Deus que se preocupa como pensamos e sentimos e nos comportamos, porque de outra forma não temos nenhuma maneira de influenciar o que Deus faz. Isso é o que eu quero dizer quando digo que o nosso interesse em Deus é instrumental. Não é realmente sobre Deus, por si só; trata-se de nós.

Coelho Raciocínio Buraco

Uma das coisas que os cientistas cognitivos estão aprendendo sobre os seres humanos é que quando queremos fortemente a acreditar em algo, há poucos limites para os tipos de "raciocínio motivado" nós somos capazes de fazer. As descrições sempre mudando e as defesas do Deus da Bíblia ilustram isso perfeitamente.

Quando os primeiros livros da Bíblia foram escritos, Deus não só tinha uma psique humana, mas também, literalmente, uma forma humana. Ele desceu à terra e andou entre os homens. E ele interferiu constantemente. A mão de Deus foi invocado para explicar tudo, desde a perda de colheitas, a razão pela qual fértil dói como o inferno, para convulsões.

Hoje, Deus perdeu a sua forma humana, pelo menos fisicamente, e o reino de explicações sobrenaturais fica menor a cada ano. Nós sabemos por que as culturas falham, e não é castigo divino. Nós sabemos por que empurrando para fora bebês com cérebros grandes fere as mulheres, e não é pecado original. Nós sabemos o que provoca convulsões, e não é demônios. Alguns fundamentalistas como Pat Robertson e Ted Cruz ainda pode pensar que mega-tempestades ou secas são melhor explicadas pelo casamento gay de carbono atmosférico, mas pessoas sérias agora limitar-se a invocar explicações sobrenaturais somente para a estrutura matemática do universo ou a relação de o mundo físico à consciência, ou a nossa estranha sensação do numinoso.

Assim, a forma de Deus e os argumentos para Deus sempre a mudar, mas para devotos crentes na Bíblia, a resposta permanece a mesma: Deus ainda pensa como um ser humano. Ele ouve suas orações, e ele tem um plano maravilhoso para a sua vida; mas para chegar ao céu você tem que acreditar nas coisas e adoração (ie. cultivar) certas lo no caminho certo. E se você nunca duvidar, as falhas se encontram em você, não estas idéias. Quando argumentos e provas sempre a mudar, mas a resposta é invariável, que é realmente um forte indicador da crença motivada, onde a evidência resulta da resposta, em vez de a resposta vinda da prova.

Vivendo em um mundo de probabilidades.

Apesar de tudo o que eu já disse, é possível que um deus existe um que quer um relacionamento pessoal com cada um de nós e que muda seu comportamento em resposta a nossas orações.

Como se costuma dizer, só porque você é paranóico não significa que eles não estão lá fora para te pegar. Só porque nós encontramos um certo tipo de deus conceito serve os nossos propósitos, só porque nós queremos um deus pessoa que se encaixa nossos sentimentos e anseios e a estrutura relacional da mente humana. . . Nada disso impede que tal deus existe. Explicações naturalistas para o nosso Deus-crença poderia ser completamente suficiente, e Deus ainda seria possível.

É possível que um asteróide invisível vai atacar o amanhã, caso em que você poderia muito bem dormir através de suas aulas ou trabalho terra. É possível que você está em um sonho agora e se você se levantar e tirar a roupa ninguém vai se lembrar de manhã. É possível, como porta-vozes da Big Oil dizer, que a mudança climática não é real.

É possível. Mas sendo meio mentalmente saudáveis ​​que vivem em um mundo de probabilidades, não possibilidades.

Então, deixe-me voltar à questão que estamos atrás: Será que o Deus de Abraão, Isaac e Ismael existe?

Acho que podemos fazer melhor.

Fonte: http://valerietarico.com

Comentários